sexta-feira, 11 de junho de 2010

EDUCAÇÃO PELA PAZ NAS ESCOLAS SERÁ LEVADO A TODO O ESTADO




O C.E. Cidade Operária II se destaca entre os milhares de estudantes unidos pela paz nas escolas



A experiência exitosa da caminhada “Educação pela Paz nas Escolas”, promovida pelo governo do Estado, por meio da secretaria de Educação (Seduc), será levada a todas as escolas da rede estadual de ensino do Maranhão. O anúncio foi feito pelo secretário de Educação, Anselmo Raposo, durante a manifestação de encerramento da caminhada, nesta quinta-feira (10), que reuniu mais de cinco mil pessoas na Praça Deodoro durante show artístico e apresentações culturais dos alunos da rede pública.


A caminhada foi promovida com ação conjunta da Seduc, Grande Oriente do Maranhão (GOB–MA) e Polícia Militar. O ato reuniu alunos, professores, gestores escolares, representantes de conselhos de segurança pública e membros da sociedade. A segunda versão da experiência de sucesso, de acordo com Anselmo Raposo, será realizada em Imperatriz, provavelmente durante o mês de julho. “Vamos estender esta experiência a todas as escolas públicas do Maranhão”, avisou o secretário.

A partir da próxima semana, a Seduc irá distribuir em todas as escolas da rede estadual de São Luís um kit “Educação pela Paz” com material educativo e filme para que os professores dê continuidade ao trabalho nas salas de aula.


Anselmo Raposo explicou que o programa “Educação pela Paz nas Escolas” compreende diversas medidas para combater a violência nas escolas públicas. “Durante dois dias saímos da sala de aula para criar um momento de discussão da cultura de educação pela paz nas escolas”, frisou o secretário.


Depois de agradecer a parceria da maçonaria e a Policia Militar do Maranhão, Raposo disse que representantes de todas as escolas de São Luís participaram do evento que fará dos alunos agentes multiplicadores da paz, seguindo a orientação da governadora Roseana Sarney para transformar o Maranhão em um estado melhor.


Pacto – No documento de três laudas, “Pacto da educação pela paz nas escolas”, divulgado nesta quarta-feira, 09, durante o lançamento da Campanha que ocorreu no Espaço Renascença, instituições e comunidade escolar se comprometeram com a proteção da paz e da harmonia nas escolas, reconhecendo o papel central da educação pela paz na formação de valores e nas relações sociais. Além, o pacto também versa o compromisso com o processo educativo transformador das comunidades, através de envolvimento pessoal, para criar escolas pacíficas em todos os municípios do Maranhão.


Finalmente, o documento afirma que a educação pela paz deve ajudar a desenvolver uma consciência ética sobre a diversidade sociocultural com as quais compartilham nos espaços educacionais, respeitar seus costumes e impor limites à imposição de valores às diversas perspectivas sociais. Nesse sentido, reafirma o propósito de fazer com que todas as pessoas engajadas ou interessadas na cultura de paz se comprometam com o processo histórico de reconstrução das relações em torno da cultura de paz.

Fonte: Ascom/Seduc, 10/06/2010.


Nenhum comentário:

Postar um comentário